Escrito por Luciane Schwalbe,

3 minutos de leitura

Formação Tech: o caminho para superar a escassez de profissionais em tecnologia

Saiba como a formação tecnológica de juniores pode oferecer uma alternativa poderosa para superar a falta de profissionais qualificados no mercado.

Compartilhe este post:

Vamos começar pelas alarmantes projeções feitas pelo Google: o Brasil poderá enfrentar um déficit de mais de 500 mil trabalhadores na área de Tecnologia da Informação até o ano de 2025!

Escassez de talentos em tecnologia

Temos percebido que, no cenário empresarial atual, onde a tecnologia desempenha um papel fundamental, a busca por profissionais qualificados em tecnologia tem se tornado uma jornada desafiadora. A escassez de talentos nessa área não é uma exclusividade do Brasil, tem sido um problema global, afetando empresas de todos os setores e tamanhos.

Gap de formação tech

Seus tech recruiters não estão sozinhos nessa batalha; encontrar profissionais, mesmo que juniores, competentes na área de tecnologia é uma tarefa que muitas empresas têm enfrentado. Em recente pesquisa realizada pela TOTVS com 414 executivos de TI, 58% deles reconhecem que os novos talentos não estão devidamente capacitados. Há um gap de formação entre o que os cursos livres e formais (Técnicos e Universidades) formam e as demandas do dia a dia de atuação destes profissionais.

Investindo no Futuro: Aceleração Tecnológica de Juniores

Há uma alternativa para enfrentar essa escassez e construir uma base sólida de talentos de alta performance: investir em programas de aceleração da formação tecnológica de juniores, desenvolvendo habilidades e competências específicas que sua empresa necessita.

A formação tecnológica de juniores oferece uma alternativa poderosa para superar a falta de profissionais qualificados. Em vez de depender exclusivamente da contratação de talentos pré-existentes, as empresas podem optar por investir na capacitação profissionais juniores formados e/ou formando, moldando-os de acordo com as necessidades específicas da organização.

Ao adotar essa abordagem, as empresas podem colher uma série de benefícios significativos:

  • Retenção de Talentos: profissionais formados intimamente ligados à empresa com potencial de contratação têm uma tendência maior a permanecerem na empresa, uma vez que se sentem valorizados pelo investimento em seu crescimento profissional. Isso reduz a rotatividade e os custos associados à substituição de funcionários.
  • Gestão da Progressão de Carreiras: ao formar profissionais desde o início de suas carreiras, as empresas têm a oportunidade de moldar seu desenvolvimento de acordo com as necessidades do negócio. Além disso, é possível prever progressões de carreira e novas formações/contratações, investindo em seu próprio sucesso contínuo, construindo uma base sólida de profissionais de alta performance que podem não apenas crescer com a empresa, mas também conduzi-lá para um futuro próspero.
  • Marca Empregadora e Formadora: investir em programas de formação tecnológica de juniores pode fortalecer a imagem da empresa como um local que valoriza o desenvolvimento e o crescimento de seus funcionários. Isso atrai talentos que buscam um ambiente de trabalho que invista em seu potencial.
  • Aumento da Diversidade: as empresas podem contribuir para a promoção da diversidade no setor de tecnologia oferecendo oportunidades a candidatos de diferentes origens e experiências.
  • Fit Cultural com o Negócio: profissionais formados em contato com a empresa, têm a oportunidade de assimilar a cultura e os valores da empresa desde o início, o que pode resultar em uma maior coesão e alinhamento com os objetivos organizacionais.

 

A formação tecnológica de juniores não se trata apenas de suprir uma escassez de talentos no presente, mas de construir um legado para o futuro. Empresas que investem nessa abordagem estão plantando as sementes para uma equipe altamente competente, comprometida e adaptável, e continuamente capaz de enfrentar os desafios tecnológicos em constante evolução.

 


 

Investir na formação tecnológica de juniores é um compromisso que demanda recursos e planejamento, mas os benefícios potenciais superam amplamente os custos iniciais. A ilegra atua há 15 anos na formação de profissionais juniores de alta performance e tem colhido resultados incríveis! O Probies Júnior+ (probies.com.br) leva nossa expertise tech o mercado através de método próprio de aceleração da formação tech e de nossos mentores super-powers. É uma oportunidade de moldar o futuro da força de trabalho, construindo uma equipe que não apenas atende às necessidades do presente, mas também está preparada para enfrentar os desafios do amanhã.

Compartilhe este post: