Escrito por Claiton Luis Padilha,

5 minutos de leitura

GitHub Enterprise unifica ferramentas para facilitar a arquitetura da transformação do negócio

A maior plataforma de versionamento de código e desenvolvimento colaborativo ajuda a centralizar soluções de problemas cotidianos de times de tecnologia.

Compartilhe este post:

Desenvolver aplicações escaláveis e com alta disponibilidade gera uma série de desafios para as equipes de desenvolvimento. Gerenciar pacotes compartilhados, controlar dependências e automatizar processos de um grande número de projetos são apenas alguns dos desafios de arquitetura que aumentam a complexidade no desenvolvimento dos softwares.

Utilizar várias ferramentas para solucionar problemas pode ser um problema para as equipes de arquitetura.

GitHub atua como uma plataforma de DevSecOps, disponibilizando uma série de features para centralizar e facilitar o dia a dia do seu time. Conheça algumas das principais soluções, listadas a seguir.

 

Actions (Automatização e CI/CD)

O Actions permite que você automatize, personalize e execute fluxos de trabalho diretamente no seu repositório. A partir de eventos, como um push em uma branch, você pode criar e compartilhar ações para realizar qualquer trabalho que desejar, incluindo CI/CD.

Também é possível executar ações a partir de outros eventos, como criação de issues, comentários e pull requests. Isso permite que você tenha um controle maior sobre as automatizações como criação de documentação e envio de notificações, por exemplo.

 

Packages (Gerenciamento de Pacotes)

Conforme os projetos se tornam mais complexos e as equipes vão crescendo, é muito comum que pacotes sejam compartilhados. Isso também vale para containers.

Se o seu time usa várias tecnologias, pode acontecer de se deparar com várias ferramentas para cada tipo de pacote, tornando o gerenciamento uma dor de cabeça e também aumentando o custo dos projetos.

O GitHub Packages funciona como um gerenciador centralizado de dependências de vários tipos. Você pode integrar GitHub Packages com GitHub APIs, GitHub Actions e webhooks para criar um fluxo de trabalho de DevOps de ponta a ponta que inclui seu código, CI e soluções de Deploy.

O GitHub Packages oferece diferentes registros de pacotes como npm, RubyGems, Apache Maven, Gradle, Docker e NuGet. O registro de container e imagens do GitHub é otimizado para Docker e OCI.

Combinando seu código-fonte e pacotes em um só lugar, você unifica gerenciamento de permissões e faturamento, o que é mais um passo para centralizar o desenvolvimento de software e diminuir sua complexidade.

 

Dependabot

Gerenciar versões e falhas de segurança de dependências de vários projetos é uma tarefa complicada e fundamental para qualquer equipe de tecnologia. Executar manualmente ou criar uma automatização para isso nem sempre é uma tarefa simples.

O Dependabot automatiza esse processo e analisa as dependências do projeto, identifica possíveis falhas de segurança, sugere maneiras de resolvê-las e, muitas vezes, já cria um pull request para isso.

Isso economiza muito tempo, aumenta a integridade e torna o projeto mais confiável e consistente. E sua equipe pode dedicar mais tempo inovando e aperfeiçoando o produto.

 

Actions, Packages e Dependabot são algumas das soluções que tornam o ciclo de desenvolvimento mais seguro, íntegro e confiável, ajudando a evitar, identificar e corrigir erros, a centralizar e a documentar seus processos.

+++
Quer saber mais? Clique aqui e conheça cases de sucesso das principais empresas digitais do Brasil.

Compartilhe este post: