Escrito por ilegra,

6 minutos de leitura

Conheça cases de GitHub Enterprise

Veja como Nubank, PayGo e VTEX utilizam a maior plataforma de desenvolvimento de software na estratégia de seus produtos digitais.

Compartilhe este post:

Uma plataforma utilizada por mais de 56 milhões de desenvolvedores e que, em 2020, recebeu mais de 60 milhões de novos repositórios hospedados. O mais recente levantamento do OctoVerse indica que 72% das 50 companhias Global Fortune usam GitHub Enterprise para o desenvolvimento de seu software.

Veja como Nubank, PayGo e VTEX utilizam GitHub Enterprise na estratégia de seus produtos digitais.

A versão Enterprise tem revolucionado o desenvolvimento de software no Brasil em companhias como Nubank, QuintoAndar, Wirecard, VTEX, Mercado Bitcoin e PayGo. Essas empresas estão se juntando ao ecossistema de líderes mundiais que já utilizam o GitHub Enterprise para suas iniciativas inner source, como Spotify, Pinterest, Stripe e Decathlon.

Estudo da Forrester, encomendado pelo GitHub, indica ganhos com o uso da plataforma, como velocidade de desenvolvimento e aumento da segurança do código. O relatório ainda aponta outras vantagens, entre elas redução de tempo de onboarding e aumento da produtividade.

Nubank + GitHub:

Parte integral do DevOps

“A organização de engenharia no Nubank conta com o GitHub. Tudo relacionado à lógica empresarial está no source code.” relata o Gerente Técnico da Infosec Victor Haberkorn Gomes.

A chave do sucesso entre os desenvolvedores do Nubank é a colaboração, o que não seria possível sem a prática de open source através da GitHub Enterprise Cloud. Também é chave para o objetivo maior da empresa: dar a todos os seus clientes acesso a programas financeiros e produtos que eles não tinham antes. Engenheiros não são os únicos que usam a plataforma no Nubank – seu time de produto e suas equipes de arquitetura empresarial têm licenças também.

“Nós gostamos de desenvolver ações de uma maneira que ajude-nos a automatizar tarefas operacionais. As ações da GitHub tiram as funções manuais que nós temos para muitos processos”, pontua Gomes.

As práticas de open source da Nubank também abriram caminho para iniciativas de inner sourcing. Seu time de engenharia de produtividade já criou bibliotecas de código comum que permitem aos desenvolvedores hospedar repositórios para novos serviços, criptografia, encaminhamento de log e mais.

PayGo + GitHub:

Eficiência de equipes remotas e assíncronas

Henrique Chaves, Gerente de Tecnologia da PayGo, explica que “a adoção do Github foi uma sugestão da equipe de desenvolvimento. Nas nossas entrevistas de contratação, os candidatos perguntavam se usávamos Github. Agora, já antecipamos essa informação.”

Fundir o fluxo de trabalho de diferentes equipes em um único ambiente tem inúmeros benefícios. O desenvolvimento colaborativo, característica mais evidente do GitHub na comunidade de software, não é o único.

Além da documentação e histórico da empresa em um ambiente só, a plataforma oferece features que facilitam a exibição das soluções para áreas relacionadas ao desenvolvimento. Apresentar projetos de forma amplamente compreensível é possível com mapas de código e fluxogramas de projetos.

VTEX + GitHub:

Resiliência e segurança para seus clientes

Para a VTEX, multinacional brasileira de tecnologia com foco em cloud commerce, o GitHub Enterprise foi a solução ideal em um momento de surpreendente demanda. Enquanto expandia sua atuação, que já abrange 32 países, a pandemia pressionou a empresa tanto no aumento do número de clientes quanto no volume de demanda de cada cliente.

“É muito bom falar em crescimento. Mas existe um dever e uma responsabilidade da empresa com os nossos parceiros. Se nossa plataforma não suportasse o crescimento da demanda, lojas poderiam quebrar”, ressalta Jeyson Maia, Site Reliability and Engineering Manager da VTEX.

A resiliência das plataformas da VTEX é uma questão que vai além dos clientes da própria multinacional. Com as lojas dos clientes rodando em código seguro e estável, o usuário final consegue uma experiência de compra rápida, ágil e segura, impactando na taxa de conversão dos e-commerces.

“A escolha do GitHub Enterprise faz muito sentido porque atende a empresa em todas as suas necessidades, desde o início da criação de código na VTEX. Nunca tivemos nenhum problema relacionado a falhas ou risco de vazamento de código de clientes”, resume Maia.

ilegra é GitHub Verified Partner
Desde 2019, a ilegra é GitHub Verified Partner, auxiliando empresas com esses e outros serviços vinculados ao GitHub Enterprise no Brasil e, a partir de 2021, na América Latina. Com as soluções, esses mercados tiram o máximo potencial da plataforma, alavancando inovação com desenvolvimento de código seguro. Além disso, a ilegra fornece a facilidade da emissão de nota fiscal brasileira, em Real, para a aquisição de uma ferramenta utilizada internacionalmente.
Com práticas DevOps sendo implementadas em empresas como Thomson Reuters, Dexco e Orsegups, a ilegra possui expertise em atender líderes de mercado há quase 20 anos. A compra de licenças GitHub Enterprise da ilegra compreende serviços de migração, arquitetura e infraestrutura.

Compartilhe este post: