Escrito por ilegra,

4 minutos de leitura

PayGo implementa GitHub para desenvolvimento colaborativo e código mais seguro

Ferramenta unifica sistemas, permite automações do workflow e contribui para a eficiência de equipes remotas e assíncronas

Compartilhe este post:

Com a missão de oferecer uma plataforma de pagamentos simples e disponível a todos os clientes, a PayGo é uma empresa de software com mais de 143 mil terminais ativos e R$19 bilhões em volume transacionado. Em um mercado de alta demanda por talentos de engenharia de código, abrir espaço para uma cultura de DevOps mais colaborativa não só impulsionou a eficiência nas entregas, como também teve impacto direto na atração e retenção de desenvolvedores.

Como um braço da holding C6, a PayGo absorveu outras empresas ao longo de seus 18 anos de existência. O crescimento acelerado exigia agilidade para inovação e a unificação dos sistemas das diferentes equipes passou a ser prioridade. Para seguir acompanhando o mercado e oferecendo serviços eficientes para o cliente final, implementar Github Enterprise garantiu às equipes mais autonomia, e, às aplicações, mais segurança.

 

GitHub como ferramenta de atração e retenção de talentos

Um dos maiores desafios para a continuidade de crescimento da PayGO era a migração de vários sistemas legados diferentes para uma única plataforma unificadora. Nesse sentido, GitHub como solução surgiu a partir de demanda interna.

Henrique Chaves, Gerente de Tecnologia da PayGo, explica que “a adoção do Github foi uma sugestão da equipe de desenvolvimento. Nas nossas entrevistas de contratação, os candidatos perguntavam se usávamos Github. Agora, já antecipamos essa informação, divulgando aos candidatos que usamos essa stack de desenvolvimento.”

Optar por uma plataforma com excelente reputação no concorrido mercado de profissionais de desenvolvimento de software abriu caminho para maior eficiência na gestão de pessoas da empresa. “Usar o Github faz diferença para conquistar o profissional. O ponto alto da empresa que tem tecnologia como seu meio é o profissional escolher você”, complementa Chaves.

Leia também: Como parte integral de seu DevOps, GitHub ajuda o Nubank a proteger seu código

 

Automação eficiente

Fundir o fluxo de trabalho de diferentes equipes em um único ambiente tem inúmeros benefícios. O desenvolvimento colaborativo, característica mais evidente do GitHub na comunidade de software, não é o único.

Além da documentação e histórico da empresa em um ambiente só, a plataforma oferece features que facilitam a exibição das soluções para áreas relacionadas ao desenvolvimento. Apresentar projetos de forma amplamente compreensível é possível com mapas de código e fluxogramas de projetos.

Para os desenvolvedores, o GitHub Actions é outra funcionalidade em destaque. Entregar atualizações quase em tempo real e de forma automatizada, com qualidade e segurança, liberou os colaboradores para se dedicarem a tarefas mais relevantes. A partir de regras de negócio, o Actions torna o processo de continuous integration e continuous delivery mais fluido e eficiente.

Implementação gradual

O período de adaptação da PayGo com Github levou cerca de três meses porque também foi uma decisão de negócio reformular algumas práticas. “O processo de migração nos colocou o desafio de organizar a casa e não levar o que não era necessário”, lembra Henrique.

A adaptação foi acompanhada de perto pelas equipes responsáveis da ilegra, parceira homologada Github América Latina, e também pelo GitHub no Brasil. Essa parceria oferece não só verificação de compatibilidade entre as empresas e a plataforma, como também o treinamento, orientação para a migração e todo o suporte necessário após a aquisição. A união das expertises das duas empresas parceiras faz a aceleração da inovação ainda mais possível e simplificada para os clientes.

Compartilhe este post: