Escrito por ilegra,

6 minutos de leitura

VTEX garante resiliência e segurança para seus clientes com suporte de GitHub Enterprise

Além do impacto positivo no desenvolvimento e manutenção do código, cultura colaborativa dentro da empresa impulsiona a performance e reduz riscos.

Compartilhe este post:

Para uma empresa que baseia seu negócio em tecnologia, o código escrito pelos desenvolvedores é uma preciosa expressão intelectual. Enquanto há processos e documentações necessárias para fazer um sistema rodar, ter um workflow que permite a criatividade e assertividade das soluções com rapidez e segurança coloca esses negócios em outro cenário.

Segundo a Forrester, empresas que usam o GitHub Enterprise reduzem em 40% o tempo de onboarding de novos desenvolvedores, economizam 45 minutos do tempo de desenvolvimento por dia, conseguem 100% de payback em menos de três meses e ainda alcançam 639% de retorno de investimento (ROI) em três anos.

Um grande benefício para as equipes está no inner source, a prática da cultura open source dentro da empresa. GitHub é hoje utilizado por mais de 65 milhões de desenvolvedores e amplamente conhecido pela comunidade, ou seja, novos profissionais entram para o time com baixo impacto de adesão aos fluxos internos de desenvolvimento.

 

Leia também: Como GitHub ajuda o Nubank a proteger seu código

 

Segurança em várias etapas

Outro diferencial ao utilizar o GitHub Enterprise é a ampla possibilidade de automação segura e escalável. A aplicação consistente de parâmetros é facilmente rastreável, enquanto o código criado já é automaticamente verificado para indicar vulnerabilidades e riscos de segurança.

Em sistemas de altíssima demanda, usar padrões que garantem a estabilidade e a confiabilidade das informações em diferentes etapas do desenvolvimento cria a possibilidade de gerenciar demandas simultâneas, o que não seria possível manualmente.

Para a VTEX, multinacional brasileira de tecnologia com foco em cloud commerce, o GitHub Enterprise foi a solução ideal em um momento de surpreendente demanda. Enquanto expandia sua atuação, que já abrange 32 países, a pandemia pressionou a empresa tanto no aumento do número de clientes quanto no volume de demanda de cada cliente.

“É muito bom falar em crescimento. Mas existe um dever e uma responsabilidade da empresa com os nossos parceiros. Se nossa plataforma não suportasse o crescimento da demanda, lojas poderiam quebrar”, ressalta Jeyson Maia, Site Reliability and Engineering Manager da VTEX.

Quanto ao cenário de pandemia, está claro que poucos negócios estavam de fato preparados para as mudanças; mas, segundo Jeison, a empresa estava capacitada para lidar com os novos hábitos de consumo digital.

A resiliência das plataformas da VTEX é uma questão que vai além dos clientes da própria multinacional. Com as lojas dos clientes rodando em código seguro e estável, o usuário final consegue uma experiência de compra rápida, ágil e segura, impactando na taxa de conversão dos e-commerces.

“A escolha do GitHub Enterprise faz muito sentido porque atende a empresa em todas as suas necessidades, desde o início da criação de código na VTEX. Durante todo esse tempo, não tivemos nenhum problema relacionado a falhas ou risco de vazamento de código de clientes.”

 

Recentemente, a VTEX abriu seu capital na bolsa de Nova York. Para Jeison, “o IPO nada mais é do que a certificação de que a VTEX é capaz de ser resiliente e prover a segurança para os clientes.”

Mesmo com atuação no ramo de e-commerce, a VTEX não faz frente de lojas, mas provê o framework para que parceiros e agências possam desenvolver as lojas. A plataforma de lojas está baseada em jamstack, o que significa que iterações não afetam os sistemas rodando, porque cada deploy é uma versão imutável no GitHub.

 

A base sólida de todas as entregas

Na visão da VTEX, os pilares fundamentais para um sistema resiliente são disponibilidade do serviço ao longo de todo o tempo de produção, o suporte escalável para cargas inesperadas de demanda (mantendo segurança e performance), somado à eficiência em custos. Podendo prover esta base sólida, o GitHub Enterprise ainda trouxe a vantagem de ser uma ferramenta familiar aos desenvolvedores, se colocando como uma excelente ferramenta também para a infraestrutura.

Para o desenvolvedor, a facilidade de ter pipelines subindo a infraestrutura direto no GitHub é um ponto positivo em diferentes perspectivas. Essa competência também garante resposta ágil no restabelecimento dos serviços em caso de uma ameaça. Com fluxo pronto, em uma situação de perda de parte da estrutura, é simples redirecionar o pipeline para outro local e recriar os sistemas de novo.

O framework de SLO (Service Level Objectives), desenvolvido 100% dentro do GitHub, é mais uma etapa que garante as entregas que a VTEX se propõe. Com diferentes objetivos, medidos a partir de cada cliente, indicadores como performance, tempo de resposta, taxa de erros e outros podem ser monitorados em tempo real e de forma automatizada. Basta que os parâmetros sejam descritos dentro do framework e, então, a integração com o dashboard de acompanhamento é feita automaticamente. Dessa forma, a resiliência do sistema é acompanhada em tempo real, entregando velocidade de acesso e disponibilidade para os usuários das lojas que utilizam VTEX.

Compartilhe este post: