Escrito por Cesar Mesquita,

3 minutos de leitura

Modelos Generativos: revolucionando a IA além do ChatGPT

Os modelos generativos são muito mais do que ferramentas de processamento de texto. Eles possuem potencial para transformar inúmeras indústrias e aspectos da nossa vida cotidiana.

Compartilhe este post:
modelos generativos de iIA

Bem-vindos à série “IA Generativa em Pílulas”! Neste primeiro artigo, exploraremos o universo dos modelos generativos, uma das áreas mais fascinantes e de rápido crescimento na Inteligência Artificial.

Recentemente, esses modelos ganharam destaque na indústria, impulsionados pelo sucesso de tecnologias como o ChatGPT da OpenAI. No entanto, seu escopo vai muito além.

O que são modelos generativos?

Conforme a Wikipedia, modelos generativos são sistemas de aprendizado profundo (Deep Learning) capazes de criar conteúdo. Eles diferem dos modelos discriminativos tradicionais porque, em vez de apenas interpretar dados, podem gerar novos dados que se assemelham aos dados originais em estrutura e conteúdo.

Por que são importantes?

A importância dos da ferramenta se intensificou com a popularidade de plataformas como o ChatGPT. Estes modelos não apenas processam informações, mas também as recriam, abrindo caminhos para inovações em várias áreas, desde a criação de arte ou textos até a modelagem de dados científicos.

Tipos de Modelos Generativos

Além do NLP (Processamento de Linguagem Natural), os modelos se estendem a outras áreas:

  • Geração de Imagens: Exemplificada por tecnologias como o Stable Diffusion, esses modelos podem criar imagens realistas a partir de descrições textuais.
  • Embeddings e Vetores Contextuais: Eles são fundamentais na criação de vetores semânticos que representam textos ou imagens, considerando uma ampla gama de características.
  • Áudio: Modelos generativos também estão revolucionando a geração de áudio, desde música até vozes sintéticas.
  • Tradução e Multimodalidade: Eles são capazes de traduzir entre idiomas e operar em múltiplos modos, como texto e imagem simultaneamente.

Os modelos generativos são muito mais do que ferramentas de processamento de texto. Eles possuem potencial para transformar inúmeras indústrias e aspectos da nossa vida cotidiana. Acompanhe nossa série para descobrir mais sobre o empolgante mundo da IA generativa!

Compartilhe este post: