Escrito por Jackson Oliveira,

5 minutos de leitura

O Desafio de escalar produtos digitais

Platform Ops é uma maneira de escalar devops, principalmente em um contexto em que produtos digitais precisam crescer exponencialmente através de tecnologia.

Compartilhe este post:

A necessidade das empresas em se adaptar a um contexto de competição que exige cada vez mais agilidade a mudanças regulatórias, pressão por melhores margens de lucro, bem como, entender e responder rapidamente às expectativas de seus clientes, torna evidente a necessidade de uma transformação digital 

Geralmente, a TI, não é a dimensão primária da jornada da transformação digital, mas exerce um papel importante para que a mudança seja bem sucedida. Acelerar o ciclo de feedback dos clientes com práticas modernas de engenharia e entrega de software em produção, estratégias de arquitetura para modernização de sistemas legados, otimização de custos de workloads em cloud, garantias de segurança e compliance são exemplos do papel de TI neste contexto.

Dentro deste cenário de transformação  digital, um dos principais desafios da TI é dar vazão às demandas por tecnologia. Acelerar o ciclos de feedback, por exemplo, em um contexto de diversos times de engenharia, implica em lidar com uma variedade de requisitos comuns entre as equipes. A falta de uma estratégia técnica que seja coesa de requisitos não-funcionais crosstime, pode deixar o custo de criação e manutenção de softwares elevadíssimo, inviabilizando estas iniciativas tão importantes.

O Movimento DevOps: Quebrar silos organizacionais não é o bastante

O movimento DevOps, vai além do uso de ferramentas modernas para operar na cloud. DevOps trata de uma série de princípios e mudanças culturais a nível de organização. Na prática é como uma empresa se organiza para fazer as entregas de forma mais ágil e eficiente, muitas vezes abrindo mão ou reduzindo consideravelmente a necessidade de ter silos organizacionais.

Os princípios e práticas de DevOps fazem muito sentido dentro do contexto de transformação digital. Tais iniciativas começam, justamente, pela quebra dos principais silos dentro da TI, Operação e Engenharia.

Esta estratégia funciona muito bem principalmente para iniciativas que estão começando, isto é, ainda possuem o número de funcionalidades reduzido, que um único time de engenharia consegue manter.

Na medida em que o software ganha escala (em número de funcionalidades principalmente), a quantidade de pessoas envolvidas, bem como, a complexidade da solução cresce proporcionalmente. Neste contexto, aproximar times de engenharia e operação não é mais eficiente, pelas seguintes razões:

+++ Sobrecarga de trabalho em engenheiros de de cloud e Arquitetos. Mesmo participando ativamente do dia-a-dia dos times de engenharia, o número de profissionais com estes perfis são inversamente proporcionais aos de engenheiros que estão produzindo software. Por isso, tornam-se gargalos das entregas de novas funcionalidades pois precisam participar ativamente de momentos chave no desenho de novas soluções..

+++Dificuldade em inovar pela tecnologia. Em função da sobrecarga de trabalho para sustentar a stack de tecnologia existente, introduzir novas soluções de TI pode se tornar um risco para a operação do produto, em função de depender sempre de pessoas para sustentar.

+++Requisitos não funcionais cross-time. Inevitavelmente aparecem soluções digitais que crescem em tamanho e complexidade. Autenticação e autorização, esteiras de CI/CD, estratégias de release automatizadas de software, plataforma de observability, rolling upgrade de componentes de infraestrutura, plataforma de execução de testes stress e caos são exemplos de funcionalidades globais. Uma organização onde todos times de engenharia precisam lidar com estas preocupações individualmente pode se tornar proibitiva em termos de custo e eficiência.

Platform Ops: equilibrando agilidade e consistência através de recursos 

Platform Ops é um modelo de operação de engenharia que sustenta o melhor equilíbrio entre autonomia entre times de engenharia com melhores práticas de operação de infraestrutura nativa da cloud em escala. O objetivo deste modelo de organização é criar aceleradores para  times de engenharia, utilizando práticas modernas de engenharia de software e automação em um modelo comum, como uma plataforma

O termo pode ser facilmente associado a times especializados na implantação e gestão de Kubernetes, que também é uma plataforma especializada em orquestração de containers.  Entretanto, Platform Ops não se limita apenas a orquestração de containers, mas a toda e qualquer funcionalidade que acelere times de delivery e agregam valor ao produto final envolvido e disponibilizado como um recurso comum e de fácil consumo.

Por DevOps tratar de uma mudança cultural e da forma como um empresa se organiza e opera, entende-se que Platform Ops é uma maneira de escalar Devops principalmente em um contexto em que produtos digitais precisam escalar pela Tecnologia.

Platform Ops Consulting Services da ilegra.

Com anos de experiência e expertise ajudando empresas de diferentes segmentos a inovar pela tecnologia, a ilegra possui um tipo de consultoria que se aplica às empresas que estão começando a implementar um modelo de plataforma, ou já iniciaram a jornada e precisam escalar a iniciativa. 

Dentro dentro deste serviço se destacam os seguintes aspectos:

+++Sem um modelo prescritivo de ferramentas ou  tecnologias. Entendemos que o contexto das dos nossos clientes é diferente um do outro. Por esta razão, elaboramos estratégias  de tecnologia personalizadas com visão de longo prazo e um plano de adoção como a primeira etapa do trabalho.  

+++Tratamos a plataforma como um produto digital priorizando as funcionalidades mais importantes de acordo com o seu retorno para o negócio. Tratamos os times de engenharia como nossos clientes, para entender quais são as suas necessidades.

+++Recursos de plataforma liberados seguindo o modelo reduzindo o overhead operacional na manutenção e evolução de soluções de tecnologia.

+++Centro de excelência em engenharia, composto pelos engenheiros especialistas da ilegra acompanhando as entregas de todos os nossos times de plataforma

Buscando gerar autonomia e agilidade para seu time? Conheça nossa solução de Platform Ops Consulting Services. 

Compartilhe este post: