Escrito por ilegra,

4 minutos de leitura

Podcast Think Beyond Ep.02: Sistemas Escaláveis

Segundo episódio podcast “Think Beyond” aborda um dos assuntos mais importantes relacionados a Arquitetura de Software.

Compartilhe este post:
Podcast Think Beyond

Em um momento singular como o que estamos passando, muitas empresas foram pegas de surpresa com o aumento de usuários em suas plataformas digitais. Isso acabou causando um grande transtorno, pois muitas empresas se depararam com seus sistemas instáveis, que não suportavam a quantidade excessiva de acessos.

Diante deste cenário, muitos usuários têm enfrentado lentidão nos sistemas causada pela falta de infraestrutura em suportar toda a demanda. A questão é que, muitas empresas ainda possuem arquiteturas não-elásticas e não escaláveis, onde as aplicações rodam com tráfego baixo e possuem pouca infraestrutura. Com arquiteturas pouco preparadas para receber os visitantes, congestionamento e instabilidades aconteceram e continuam acontecendo com frequência.

Uma boa arquitetura deve ser pensada de maneira elástica, de forma a reduzir custos quando há pouca demanda e a quantidade de recursos utilizados é menor. Ao mesmo tempo, as aplicações já estarão preparadas para receber um número maior de acessos, sem a necessidade de novos investimentos para que seja suportado.

Arquitetura é algo que precisa ser pensado a longo prazo, por isso é tão importante que seja estruturada, para que no futuro as empresas possam escalar e vender mais, de modo que estejam preparadas para diferentes situações. 

Possíveis soluções para estes desafios que as empresas têm enfrentado é dividir a aplicação em microsserviços, que permitem a realização de trabalhos específicos, funcionando em servidores menores, provendo a escalabilidade horizontal e quebra de monolito, fazendo com que a arquitetura seja elástica, provisionando recursos e consumindo pouco quando menos usada. 

O time fala também sobre a experiência da ilegra em apoiar o SBT, que superou a instabilidade de seus sistemas através da escalabilidade e aumentou em 81% a audiência de seu site. Clique aqui e confira o case completo.

Desta vez, Guilherme Sesterheim, Head de Operações da ilegra, convida Diógenes Cericatto, Líder de Área Devops e Google e Giuliano Ribeiro, Cloud & Software Solution Architect a discutirem a importância da Arquitetura de Software no atual contexto de pandemia, e quais caminhos as empresas podem tomar para continuarem entregando valor para seus clientes.

Compartilhe este post: