Escrito por Daniel Leite,

4 minutos de leitura

DBRE – A evolução do DBA

Você conhece o administrador de banco de dados tradicional? Veja neste post o que evoluiu no DBA, com o Database Reliability Engineer.

Compartilhe este post:
profissional DBRE usando o computador

Assim como as tecnologias evoluem, as profissões também precisam evoluir para acompanhar a inovação, novas arquiteturas, novas engines de bancos de dados, linguagens e adoção da computação em nuvem.

Há algum tempo, os administradores de bancos de dados tradicionais (DBAs) costumavam atuar olhando para dentro do banco de dados. Assim, um DBA se tornava um especialista em determinado banco de dados e atuava somente sobre essa tecnologia, realizando tarefas rotineiras manualmente e sem muita automatização.

Mesmo dentro de uma determinada tecnologia de banco de dados, tínhamos algumas divisões: DBA especialista em backup, outro profissional voltado para avaliação de performance, entre outros.

Porém, no cenário atual, essa atuação tão especializada não é mais possível. As empresas estão utilizando diversos bancos de dados simultaneamente, em ambiente híbrido (on premise e nuvem), integrado com outras tecnologias de replicação e compartilhamento de dados. Os ambientes estão muito mais complexos; por isso, foi necessário que os profissionais que administram bancos de dados se modernizassem, mantendo uma visão fora da caixa, apoiando e propondo soluções que atendam ao negócio com mais agilidade, automação, segurança e alta disponibilidade.

Listo, a seguir, as principais diferenças entre o DBA tradicional e o Database Reliability Engineer (DBRE), profissional que consideramos na ilegra a evolução do administrador de banco de dados e que está mais capacitado para lidar com a complexidade do cenário.

tabela de diferenças entre DBA e DBRE

Para que realmente consiga contribuir com seu conhecimento, o profissional DBRE deve ter a cultura devops, participar de alinhamentos sobre projetos desde o início, indicando as melhores práticas, a sustentação de ambiente produtivo e o planejamento de continuidade do negócio. O foco de sua contribuição é pensar no crescimento, na capacidade e na alta disponibilidade do banco de dados.

 

Interessou? Então vem pra ilegra e seja um novo talento DBRE!

Compartilhe este post: