Escrito por ilegra,

5 minutos de leitura

Orsegups lança Alarme 365, produto inovador que possibilita serviço mais rápido e dinâmico

Lançamento do Alarme 365 é estratégia para melhorar a experiência do cliente.

Compartilhe este post:

Sobre a Orsegups

A Orsegups, brasileira e líder nacional no mercado de segurança, atua fortemente nas áreas de eletrônica, patrimonial e facilities. A empresa utiliza tecnologia de última geração, métodos inovadores e sistemas inteligentes aplicados às soluções que consolidam a empresa como referência no Brasil em análise, prevenção e redução de riscos. Com mais de 40 anos de mercado, conquistou certificações nacionais e internacionais como Dun and Bradstreet Corporation e ISO 9001:2015, além das premiações Top of Mind e Prêmio Impar. Sediada em São José, na Grande Florianópolis, Santa Catarina, atua no Brasil todo e conta em seu portfólio com mais de 80 mil clientes.

 

Desafio

Em 2018 a Orsegups, companhia com mais de 40 anos e líder no país em segurança eletrônica, fechou uma parceria com a ilegra, empresa global de design, inovação e software, com o objetivo de alinhar novas metodologias e serviços de arquitetura de software a um processo de transformação digital. Desde o início dessa parceria, as empresas passaram a pensar em inovação juntas e, agora, em 2022, lançam um novo produto, o Alarme 365, sistema completo de segurança com tecnologia e dispositivos sem fio, totalmente produzido pela Orsegups.

Com a nova solução, terão a capacidade de produzir em 2 anos a quantidade de kits de central de alarme suficiente para dobrar o número de clientes da base. Assim como se preparar para mirar o mercado de smart homes, um nicho com expectativa de chegar a 1,4 bilhão de equipamentos vendidos até 2025, segundo estudo do IDC (International Data Corporation).

 

Por que escolher a Amazon Web Services?

A Consultoria de Arquitetura da ilegra atuou desde a estratégia e execução. Princípios de Arquitetura orientada a serviço, técnicas de aplicações nativas na cloud bem como a adoção do modelo de computação Serverless, no entendimento da ilegra, foram fundamentais para a elaboração da estratégia técnica para a Orsegups.

“Para que haja uma verdadeira transformação digital é preciso investir em um ecossistema alicerçado numa arquitetura de tecnologia que suporte todas as estratégias da empresa do ponto de vista de negócios e que entregue valor aos clientes. Nós valorizamos muito a arquitetura de tecnologia que estamos desenvolvendo junto à ilegra para suportar a nossa evolução pelos próximos anos”, comenta Giliardi dos Santos, CTO da Orsegups.

Neste contexto, a AWS apresentou-se como parceiro provedor cloud, tornando viável a implantação da arquitetura proposta através da sua ampla gama de produtos e serviços cloud.

 

Solução

“O Alarme 365 entrega novas funcionalidades, com alto impacto para o cliente final, aumentando a velocidade e a assertividade dos atendimentos. A novidade é resultado de um processo de uma culturalização em design, abordagem user centric, automações DevOps que garantiram aumento de produtividade e qualidade de código. E a ilegra fez parte deste desenvolvimento junto à nossa equipe”, comenta Rafael Calmon, gerente de produtos da Orsegups.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Orsegups (@orsegups)


A solução proposta se apoia em elementos de infraestrutura e plataforma da AWS que foram essenciais para a viabilização da estratégia técnica. Dentre os quais podemos destacar:

+++ Amazon Virtual Private Cloud (VPC): para criar um ambiente seguro, com redundância de conectividade e privado para a plataforma do Grupo. Acesso administrativo via Bastion garantindo a segurança em manutenção aos aplicativos em caso de necessidade.

+++ Amazon Elastic Compute Cloud (EC2): para suportar o pipeline de deploy, os sistemas relacionados aos serviços (Artifactory, Jenkins, Vault, ETCD, entre outros), juntamente com o serviço de Auto-Scaling, garantindo a escalabilidade necessária ao ambiente

+++ Amazon Elastic Kubernetes Services (EKS): para executar a orquestração de aplicações heterogêneas conteinerizadas em escala. A escolha de EKS como plataforma de containers foi fundamental para dar flexibilidade aos times aos times de desenvolvimento na construção do front ao backend, bem como soluções para o processamento massivo de eventos.

+++ Simple Cloud Storage Service (S3): como solução de armazenamento para objetos estáticos produzidos pela plataforma. O uso de S3 se provou eficiente em custo, bem como em termos de manutenção, resiliência e escalabilidade providas pela AWS na forma de serviço.

+++ AWS IoT: para realizar a comunicação entre o sistema e todas as centrais de segurança instaladas nos clientes, permitindo o controle e performance de todos os dispositivos de uma forma centralizada e segura.

+++ Amazon Relational Database Service (RDS): para disponibilizar um serviço gerenciado de banco de dados relacional com backups periódicos utilizando snaps de forma a ser rapidamente iniciado em um diferente zona em caso de falha.

+++ AWS Lambda Functions: como modelo de computação para executar cargas de trabalho sob demanda em escala oriundas vindas do AWS IoT Core.

+++ Amazon Simple Queue Service (SQS): para intermediar a comnunicação assíncrona entre os diversos componentes da arquitetura dentro da plataforma.

+++ Amazon Elasticache: para utilização de armazenamento de dados em memória pelos microsserviços, permitindo alto throughput e baixa latência no acesso aos mesmos.

+++ Application Load Balance (ALB): para prover acesso à plataforma possibilitando a indicação de contextos para cada serviço correspondente e trazendo uma camada de segurança e gerenciamento de conteúdo.

 

Os benefícios

A implementação de soluções AWS, com a consultoria e expertise da ilegra, permitiu à Orsegups ampliar a performance da infraestrutura e a estabilidade dos serviços de monitoramento, assim como a possibilidade de ampliação da atuação em volume e abrangência. Esse foi o primeiro passo para ter uma estrutura capaz de abraçar um novo modelo de negócios, muito mais ágil, sustentável e lucrativo. Com a atuação da ilegra, o novo projeto da Orsegups garante alta sustentabilidade para continuar um ritmo de crescimento acelerado sem perder a qualidade do serviço.

 

“A ilegra foi o componente ideal, na hora certa. Quando nos apresentaram o processo de discovery, enxergamos a possibilidade de desenvolvimento, transformação com as ferramentas certas, as tecnologias corretas. Até então, nunca tínhamos falado em IoT, Design System, nem atuado tão fortemente com cloud computing e microsserviços. Compramos a ideia dessa disrupção com a chegada da ilegra como parceira”, avalia Calmon.

A satisfação do cliente final era uma das principais preocupações da companhia. Durante a fase de avaliação, a equipe especializada da ilegra entendeu que havia processos operacionais internos interferindo em diferentes pontos de contato com o cliente final. A partir daí, a solução passou a ficar mais clara e a unificação de tarefas, em apenas dois sistemas (um para o cliente e outro para a equipe de operações), se mostrou o caminho mais interessante.

“Estamos muito felizes com o produto que criamos juntos. A Orsegups enxergou na ilegra um parceiro que vai além do desenvolvimento do código, estratégico da concepção até o go to market”, comenta Ricardo Abreu, VP of Growth & Customer Experience da ilegra. “Passamos por toda a jornada juntos, enfrentando os desafios de um projeto dessa magnitude e assumindo para si os objetivos da Orsegups. E seguimos, com o lançamento de uma plataforma inovadora para o mercado, um produto que foi concebido visando escalabilidade, adaptabilidade e flexibilidade do software”, completa o executivo.

 

Próximos passos

Para saber mais sobre como a AWS pode ajudar com as necessidades relacionadas a aplicações, acesse a página AWS de aplicações web, móveis e de redes sociais.

Para obter mais informações sobre como a ilegra pode ajudar empresas a executar infraestrutura na Nuvem AWS, consulte as informações no Diretório de parceiros da AWS.

Compartilhe este post: