Escrito por ilegra,

7 minutos de leitura

Quais tendências de tecnologia e de consumo devem ser consideradas em 2021?

Cultura data-driven, suporte ao consumidor, melhor experiência do usuário em seus produtos digitais... Priorize as tendências certas para o próximo ano.

Compartilhe este post:

O ano de 2020 foi surpreendente em inúmeros aspectos, exigindo realocação de recursos e investimentos em inovação em empresas de todos os segmentos. Ninguém tinha previsto, afinal, uma pandemia no planejamento anual da empresa. Estima-se que antecipamos em cinco anos a previsão de transformação digital, sendo que recursos de tecnologia foram fundamentais para que organizações saíssem com saúde financeira do cenário de instabilidade.

Apesar de, aos poucos, a rotina voltar a uma normalidade, mudanças que foram implementadas não serão desfeitas. Muito se fala sobre o “novo normal”, mas você sabe realmente em que a pandemia impactou hábitos de consumo e relacionamento? Aqui, convidamos a uma reflexão: você está priorizando as tendências de tecnologia e de inovação certas no planejamento de 2021? Veja como líderes de negócios globais estão se preparando para o próximo ano.

Suporte

Suporte à inovação e à escalabilidade dos produtos digitais

Cenário atual

Aumento repentino e vertiginoso da procura por produtos digitais destacaram falhas de sistema e ineficiência em custos e na otimização do legado. Além disso, sistemas muito complexos e não escaláveis não conseguiram acompanhar o crescimento da demanda.

Fato

Resultados alcançados em empresas que priorizam arquitetura nas suas decisões de tecnologia:

  • 50% mais inovação e novos modelos de negócios
  • 57% mais agilidade de resposta aos clientes
  • 200% mais liberação de software
  • 96% mais rápido na recuperação de falhas

 

Tendência

Transformar a TI em uma área realizadora de mudanças se tornou essencial para responder às necessidades do negócio de forma rápida.

Como se preparar

Primeiramente, avalie a situação atual da tecnologia e arquitetura da empresa para, então, desenhar e implementar a arquitetura de software necessária para suportar suas iniciativas de inovação e aumento de eficiência.

Replaneje a arquitetura da empresa, para que a performance do sistema não sofra com instabilidades e falhas pelo aumento do número de usuários. Viabilize a inovação por meio da tecnologia e garanta que os sistemas sejam escaláveis para suportar mudanças futuras.

Entre em contato e transforme sua TI em uma área realizadora de mudanças em 2021.

Decisões

Decisões baseadas em dados confiáveis

Cenário atual

Cientistas de dados e analistas de negócio perdem tempo coletando e higienizando dados em bases desorganizadas. Segundo a Gartner Consultoria, líderes de iniciativas de dados estão fadados ao fracasso se projetos de Ciência de Dados e Machine Learning não contarem com a integração das skills necessárias de Data Engineering.

Fato

Investir em integração e enriquecimento de dados gera resultados em diferentes frentes:

  • Até 90% de economia em custos de tecnologia ao decidir pelas melhores ferramentas com foco no seu caso de uso.
  • Aumento de produtividade e escalabilidade
  • Mais inteligência e assertividade. Ao contar com dados de diversas fontes, estruturadas e não-estruturadas, acurados e prontos para o consumo, cientistas de dados focam sua energia em geração de inteligência para melhores decisões de negócio.

 

Tendência

Cultura data-driven é tendência, mas só é possível a partir de dados estruturados, integrados e enriquecidos.

Como se preparar

Data Engineering é uma etapa do projeto de Ciência de Dados responsável por construir pipelines que forneçam informações de qualidade prontas para análise, proporcionando o uso inteligente de dados. Assim, torna o dado facilmente consumível para seu usuário, por meio da extração, integração e enriquecimento de dados de diferentes fontes.

O primeiro passo para se preparar é planejar a arquitetura da solução, com avaliação das fontes de dados atuais e determinação de que caminhos devem percorrer, considerando também ferramentas e infraestrutura necessárias. Caso sua empresa já tenha cumprido essa etapa, parte-se então para a automatização do processo de extração de dados, com a criação de data pipelines. Por fim, caso necessário, é feita a migração e armazenamento de dados em cloud, com princípios de governança, segurança e compliance.

Entre em contato e priorize a arquitetura de dados de sua empresa em 2021.

Desenvolvimento

Desenvolvimento de produtos com times especializados

Cenário atual

Falta de profissionais qualificados e skills faz com que inovações e produtos digitais cheguem ao mercado atrasados, após os competidores; na maioria das vezes, sequer atendem aos requisitos e features desejados pelos clientes. Pessoas são o coração da transformação em negócios digitais, mas poucas organizações têm uma abordagem abrangente para garantir o alinhamento entre as estratégias de talentos e de negócios digitais.

Fato

Empresas que conseguem inovar rápido, utilizando equipes multidisciplinares e metodologias ágeis para desenvolver soluções, e que tomam decisões de produto e estratégia colocando seu cliente no centro, obtêm melhores resultados.

Tendência

Inovar no desenvolvimento de produtos digitais foi essencial para garantir bons resultados de negócio em 2020 e segue sendo fundamental no próximo ano.

Como se preparar

Empresas que desejam criar novos produtos digitais e querem contar com parceiro estratégico, que não entregue só o código, encontram em squads remotas multidisciplinares as abordagens mais inovadoras para conceber e implementar novas soluções.

Se, por outro lado, a empresa já possui seu produto digital, porém precisa dar celeridade na entrega de novas features, que façam sentido para seu usuário, pode contar com nossos times de especialistas para modernizar e escalar sistemas, aplicações, serviços e soluções digitais já existentes.

Entre em contato e modernize aplicações com equipes multidisciplinares em 2021.

Relacionamento

Relacionamento omnichannel

Cenário atual

Empresas investem em chatbots que não consideram a experiência do usuário, canais de atendimento não são integrados e os dados gerados pelo suporte ficam sem utilização, fazendo com que a organização desconheça o perfil de seu cliente. Segundo a Gartner Consultoria, até 2022, 50% das grandes organizações terão falhado em unificar os canais de engajamento, por falta de real integração nos múltiplos canais de atendimento.

Fato

Integrar e escalar o atendimento gera resultados reais:

  • 30% a 90% de impacto na redução de tickets de atendimento ao cliente, com aumento da participação de autoatendimento digital;
  • 390% em Retorno sobre Investimento;
  • Redução de custos com suporte;
  • Aprimoramento da experiência e lealdade à marca.

 

Tendência

Até o final do ano, 85% do relacionamento entre consumidores e empresas não terão intervenção humana.

Como se preparar

Crie e aprimore seus canais digitais de forma efetiva, entregando uma experiência integrada de comunicação entre empresa e clientes, por diferentes canais. Uma alternativa é implementar chatbots com inteligência artificial interativa e PNL (Processamento de Linguagem Natural), reduzindo custos operacionais. Além disso, integre ferramentas para oferecer uma experiência omnichannel ao seu consumidor.

Por fim, invista em melhorias nas plataformas de autoatendimento (FAQs e centrais de ajuda), facilitando a localização de informações, reduzindo atendimentos humanos desnecessários e entendendo como o usuário se comunica, por meio dos dados gerados.

Entre em contato e priorize o atendimento de seus clientes em 2021.

 

Conhecer o usuário

Conhecer seu usuário para entregar a melhor experiência

Cenário atual

As companhias estão lentas para criar e inovar, além de desperdiçarem recursos para desenvolver produtos digitais, porque não escutam seu consumidor. Segundo Gartner, 40% não falam com o usuário final durante o desenvolvimento de uma aplicação, e 50% não sabem definir direcionamentos para as equipes de design.

Fato

Empresas mais fortes em design conquistam 32% a mais de receita, em relação a seus concorrentes, e 56% a mais de retorno aos acionistas.

Tendência

Simplificar e aprimorar a experiência do usuário, entregando a melhor jornada de compra/relacionamento, por meio de pesquisa e entendimento de suas etapas.

Como se preparar

Entenda seu cliente, oferecendo a ele as funcionalidades certas que farão sua aplicação ser utilizada com todo o potencial. Pesquise concorrentes e usuários para entender o que pode ser aprimorado no produto a ser desenvolvido.
Encontre novas tendências por meio de pesquisa de mercado e crie novos modelos de negócio, tirando vantagem do aumento do uso de aplicações digitais pela empresa.

Entre em contato para simplificar e aprimorar a experiência do seu usuário em 2021.

 

Formulário


Compartilhe este post: