Escrito por ilegra,

12 minutos de leitura

Reação e Replanejamento de Tecnologia e Aplicações

As capabilities e práticas que melhor atacam os desafios gerados pela disrupção da pandemia.

Compartilhe este post:

Viabilizar a continuidade das operações e negócios de forma segura é a principal missão dos CIOs neste momento.

A disrupção causada pela situação atual trouxe desafios sem precedentes para a performance e escalabilidade de infraestrutura e aplicações, uma vez que observamos mudanças radicais no comportamento e na demanda de clientes e colaboradores por serviços e canais digitais. A grande maioria das empresas foi pega desprevenida neste cenário.  

Até mesmo o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, admitiu no mês de março, conforme publicado pela Vox, que sua empresa está “apenas tentando manter as luzes acesas”, pois o uso em seus aplicativos e plataformas dispara para recordes. A Internet é uma rede incrivelmente robusta e resiliente, projetada especificamente para se adaptar a grandes picos de tráfego, exatamente como o que estamos vivendo. No entanto, não se pode dizer o mesmo de muitas plataformas e aplicativos que tornam a Internet útil. A má notícia é que Mark Zuckerberg e outros estão preocupados com o fato de suas plataformas não conseguirem lidar com isso.

Compartilhamos a seguir o resultado da nossa análise das novas necessidades identificadas junto ao mercado no novo contexto. Utilizando a experiência obtida com a nossa metodologia 4×4*, também compartilhamos insights sobre práticas e capabilities que podem atacar de forma eficaz os desafios específicos de aplicações, arquitetura, dados e cloud gerados em um momento singular como o que estamos passando.

 

Desafio 1

Lentidão e queda de sistemas e serviços frente ao aumento de demanda.

Soluções

Práticas e capabilities mais utilizadas para alavancar performance e escalabilidade:

▪ Implementação de estratégias de balanceamento de carga (load balance) e de escalonamento automático (auto scaling);

▪ Avaliação de estrutura cloud ou on premise;

▪ Telemetria e observability para identificar e atacar assertivamente os gargalos, capturando incrementalmente quick wins e evitando o início prematuro de grandes projetos.

Como podemos ajudar?

Você alavanca a performance e escalabilidade dos seus serviços, através da nossa abordagem que avalia e implementa melhorias na sua infra, cloud, arquitetura e sistemas.

Case

O SBT, grande rede de televisão brasileira, superou a instabilidade de seus sistemas através da escalabilidade e aumentou em 81% a audiência de seu site. Clique aqui e confira o case completo.

 

Desafio 2

Trade off: aumento de custos de infraestrutura X nível de experiência a ser entregue aos clientes.

Soluções

Práticas e capabilities mais utilizadas para equilibrar ótima experiência de cliente com a otimização de custos de infraestrutura:

▪ Avaliação de estratégias de UX Degradation da experiência do usuário para evitar quedas e indisponibilidade de produtos digitais;

▪ Aconselhamento para adoção de novas tecnologias cloud;

▪ Entender se a nova tecnologia que está sendo comprada/adotada e aplicada de forma rápida (emergencial) não se tornará um passivo em pouco tempo com que a empresa precisará lidar.

Como podemos ajudar?

Apoiamos para que você tome as melhores decisões e implemente ações para equilibrar ótima experiência de cliente com a otimização de custos de infraestrutura. 

Case:

Grandes empresas do setor financeiro tem enfrentado dificuldades em relação ao equilíbrio entre uma boa experiência e os custos de infraestrutura em suas aplicações. Através da redução de custos com serviços AWS mediante revisão de processos, automação e criação de ferramentas self-service para desenvolvedores, líder no mercado financeiro economizou 54% de seu orçamento em infraestrutura. Clique aqui e confira o case completo.

 

Desafio 3

Aplicações antigas  com limitações para suportar a nova demanda.

Soluções

Práticas e capabilities mais utilizadas para modernizar aplicações:

▪ Faça com que sua estratégia para modernização tecnológica e de suas práticas esteja alinhada ao negócio.

▪ Crie seu roadmap de modernização.

▪ Defina quais componentes serão prioritários na migração, quais serão migrados e em que ordem, sempre priorizando o resultado do negócio.

▪ Escolha as tecnologias e os cloud providers corretos para começar sua modernização e garantir uma arquitetura performática desde o início.

Como podemos ajudar?

Atuamos para você modernizar as suas aplicações através do planejamento e implementação de um roadmap que alinha tecnologia com a estratégia do negócio.  

Case:

Thomson Reuters,  empresa multinacional de comunicação e informação e líder nos setores em que atua, detinha em seu portfólio produtos com infraestrutura antiga e tecnologias desatualizadas. Com a implementação de um roadmap, realizou a modernização de suas aplicações e otimização de infraestrutura com alto nível de delivery. Clique aqui e confira o case completo.

Neste artigo falamos sobre os principais desafios do mercado enfrentados no atual cenário e suas possíveis soluções. As melhores práticas e estratégias observadas nos sugerem duas linhas de ação: ações de curtíssimo prazo para dar manter a empresa operacional e revisão das iniciativas estratégicas em médio prazo.    

Para apoiar nas novas necessidades identificadas, a ilegra reuniu as capabilities e práticas que melhor atacam desafios específicos de aplicações, arquitetura, dados e cloud gerados pela disrupção da pandemia, disponibilizando-a para o mercado através do seu serviço Estratégia de Tecnologia e Arquitetura de Software. 

O objetivo, é apoiar as empresas para uma reação rápida às novas demandas bem como a replanejar seu roadmap de tecnologia para uma nova normalidade que se apresentará já nos próximos meses, quando a pandemia mostrar sinais de arrefecimento.  

Indo além do conteúdo, você poderá compartilhar a problemática específica da sua empresa e visualizar possíveis caminhos através do nosso Serviço Consultivo Gratuito, bem como contar diretamente com o nosso serviço de Estratégia de Tecnologia e Arquitetura de Software 4×4.  

 

 

*Assessment 4×4

Avalie a situação atual de aplicações, arquitetura, dados e cloud e receba recomendações e um plano de implementação, de acordo com as dimensões mais relevantes para a sua estratégia de negócio.

Implementação e Modernização de Tecnologia

Você sobe rapidamente times altamente qualificados para suportar, on the fly, serviços críticos ou novos projetos de TI. Através de squads multidisciplinares, desenhamos, implementamos e otimizamos aplicações, arquitetura, dados e cloud.

Nosso Ecossistema 

Somamos líderes mundiais em tecnologia para você decidir e implementar tecnologia equilibrando experiência de cliente, escalabilidade de serviços e otimização de custos. 

 

Entre em contato com a gente através do Whatsapp Business.

Compartilhe este post: