Escrito por ilegra,

3 minutos de leitura

Staff Augmentation com empresas Nearshore: vantagens e benefícios

Entenda como o modelo de staff augmentation com empresas nearshore brasileiras pode oferecer às organizações norte-americanas uma estratégia inteligente para suprir suas necessidades de talento em tecnologia e inovação.

Compartilhe este post:
várias pessoas em frente ao computador trabalhando juntas em um modelo de staff augmentation

O mercado de tecnologia e inovação está em evolução contínua e as demandas empresariais avançam rapidamente. Organizações de todos os tamanhos têm se deparado com desafios significativos na contratação de profissionais qualificados e na capacidade de adaptação às crescentes necessidades do mercado.
Diante desse cenário dinâmico e competitivo, o “staff augmentation” surge como uma solução estratégica cada vez mais popular em diversos setores. Essa prática oferece às empresas a flexibilidade de aquisição de talentos externos para suprir lacunas da equipe interna. Organizações brasileiras estão se destacando no momento como opção altamente estratégica e vantajosa, especialmente quando tratamos do modelo nearshore.

Mas o que seria staff augmentation?

É uma estratégia adotada por diversas empresas, que consiste em contratar profissionais externos para atuar em projetos específicos. Essa abordagem é especialmente útil quando uma organização precisa suprir recursos especializados, mas não quer ou não pode investir na contratação de uma equipe completa.

De acordo com o Gartner: “Usar o staff augmentation para lidar com picos de carga de trabalho ou para acessar habilidades difíceis de encontrar rapidamente pode ser econômico”. Gartner: Dados de métricas-chave de TI 2023: Medidas de aplicativos — Definições de estrutura. Dezembro de 2022.

Como funciona o staff augmentation?

No modelo de staff augmentation, a empresa pode optar por contratar um único talento ou todo um grupo de profissionais externos, que se integram ao seu time interno. Dessa forma, eles atuam em conjunto com a equipe para desenvolver, testar e implementar projetos. Esses especialistas, geralmente, são contratados por terem habilidades e experiências específicas que o time interno não possui, complementando a força de trabalho da organização como um todo.

E o que é nearshore?

O termo refere-se à prática de terceirização de serviços, na qual há a contratação de empresas, fornecedores ou profissionais localizados em países próximos geograficamente. No contexto de negócios e tecnologia, essa abordagem é frequentemente usada para descrever a admissão de recursos tecnológicos de organizações em países vizinhos ou em uma região próxima.
A adoção do modelo nearshore é uma alternativa ao modelo offshore, que envolve a terceirização de serviços para países distantes ou em diferentes fusos horários. O nearshore oferece várias vantagens, como proximidade geográfica, fuso horário semelhante e afinidade cultural e linguística, o que facilita a comunicação, a colaboração e a coordenação entre as equipes. Por exemplo, para empresas sediadas nos Estados Unidos, o nearshore pode envolver a contratação de empresas no Canadá, México ou países da América Latina, como o Brasil.

De acordo com o Gartner: “A necessidade de interação direta e em tempo real entre a equipe de prestação de serviços e o negócio é uma das principais forças que impulsionam o rápido crescimento do mercado nearshore”. Como o ágil, o digital e a automação impulsionam o aumento dos serviços empresariais e de TI nearshore e o que fazer a respeito. Maio de 2021.

Quais são os benefícios do staff augmentation com empresas de nearshore brasileiras?

Os profissionais brasileiros têm se destacado no mercado de tecnologia e inovação, e isso atrai a atenção de empresas norte-americanas que buscam contratar talentos internacionais para seus projetos. Ao optar por companhias de nearshore brasileiras para o staff augmentation, as organizações norte-americanas podem desfrutar das seguintes vantagens:

+++ Proximidade cultural e fuso horário favorável: O Brasil compartilha muitos aspectos culturais com os Estados Unidos, o que facilita a comunicação e a colaboração entre as equipes. Além disso, o fuso horário brasileiro é favorável às empresas norte-americanas, permitindo uma sobreposição significativa de horários de trabalho e facilitando a colaboração em tempo real.

+++ Excelência técnica: O nearshore brasileiro é conhecido por seus profissionais de TI altamente qualificados e talentosos. Esses especialistas possuem habilidades técnicas consolidadas e estão familiarizados com as últimas tendências do mercado. Isso garante que as empresas norte-americanas tenham acesso a talentos com experiência relevante e expertise para impulsionar seus projetos de tecnologia e inovação.

+++ Flexibilidade e escalabilidade: O staff augmentation com empresas nearshore brasileiras oferece flexibilidade para as organizações norte-americanas, permitindo que elas dimensionem sua equipe de acordo com as necessidades do projeto. As companhias podem contratar um único profissional ou um time completo, com a garantia de que terão recursos especializados disponíveis quando necessário.

+++ Custo-benefício: Contratar organizações de nearshore brasileiras pode ser mais econômico em comparação a contratação de profissionais locais nos Estados Unidos, sem comprometer a qualidade do trabalho. Isso porque o custo de vida no Brasil é geralmente menor do que nos Estados Unidos, por exemplo, o que permite que as empresas norte-americanas ofereçam salários mais competitivos aos brasileiros.

+++ Diversidade cultural e perspectivas inovadoras: A inclusão de profissionais brasileiros traz uma diversidade cultural valiosa para os projetos. As diferentes perspectivas e ideias contribuem para soluções mais criativas e inovadoras. Essa colaboração multicultural impulsiona a inovação e permite que as empresas norte-americanas se destaquem no mercado global.

+++ Proficiência em idiomas: Os especialistas brasileiros, geralmente, possuem habilidades linguísticas consolidadas, incluindo fluência em inglês. Isso elimina barreiras de comunicação e garante uma colaboração efetiva com a equipe norte-americana, reduzindo a necessidade de treinamentos adicionais ou dificuldades de comunicação.

O modelo de staff augmentation com empresas nearshore brasileiras oferece às organizações norte-americanas uma estratégia inteligente para suprir suas necessidades de talento em tecnologia e inovação. Com proximidade geográfica, excelência técnica, custo-benefício e diversidade cultural, as companhias podem impulsionar sua competitividade, expandir sua presença global e obter resultados de alto nível em seus serviços. Se você está buscando uma solução parecida para seus desafios em projetos de tecnologia e inovação, o modelo nearshore de staff augmentation pode ser uma ótima opção.

Ficou interessado? Conheça nossas soluções!

Referências: Gartner, *How Agile, Digital and Automation Drive the Increase in Nearshore IT and Business Services and What to Do About It. May 2021.

Compartilhe este post: