Escrito por ilegra,

5 minutos minutos de leitura

Resultados práticos do atendimento digital eficiente

Investir em autoatendimento e inteligência artificial resulta em boa experiência para o cliente, incremento de receita e motivação para os times de suporte.

Compartilhe este post:

O atendimento digital se tornou uma ferramenta poderosa para se relacionar com o consumidor, especialmente neste momento em que a pandemia da Covid-19 provocou o isolamento social. Com a limitação da abertura de lojas físicas em todo o Brasil e no mundo, as companhias tiveram que acelerar a adoção de soluções digitais para seguir interagindo com o cliente.

Não só em períodos de quarentena, porém, a tecnologia se apresenta como aliada para concretizar negócios e gerar economia. Um dos grandes gargalos de empresas de diferentes setores é o atendimento ao público, que, por depender de equipes com muita demanda e submetidas a pressão constante, pode não encontrar a melhor experiência.

Nesse sentido, o atendimento digital se apresenta como uma alternativa que gera inúmeros resultados positivos. Especialmente quando projetado com base nos comportamentos e culturas do consumidor, considerando jornadas intuitivas, permitindo autoatendimento com inteligência artificial humanizada e integrando diferentes canais.

Entenda as diferenças do serviço de atendimento digital da ilegra e que impactos positivos pode gerar no seu negócio.

Levantamento da Forrester com a base de clientes da Inbenta – empresa global de soluções em inteligência artificial para o atendimento online – indica que empresas conseguem desviar para assistentes de autoatendimento até 60% do suporte ao cliente. Além disso, foi percebido um retorno sobre o investimento (ROI) de até 390% em três anos.

Recentemente, a Inbenta e a ilegra divulgaram uma parceria para entregar às empresas a melhor experiência em atendimento digital, atuando em diferentes áreas de forma complementar.

 

Benefícios do atendimento digital com inteligência artificial

Clientes consultados na pesquisa indicaram retornos representativos com o investimento em inteligência artificial para o atendimento digital.

Aumento das taxas de autoatendimento e redução dos custos do suporte a clientes.
Entendendo as necessidades mais comuns dos clientes que procuram as centrais de atendimento via telefone, e-mail ou chat ao vivo, é possível promover uma triagem dos contatos que chegam até o suporte por meio do autoatendimento. Assim, o consumidor encontra a assistência que precisa mais rapidamente e a empresa reduz custos operacionais.

Acesso rápido às questões mais frequentes com uma seção de respostas mais dinâmica e utilização de chatbots.
Respostas imediatas e mais precisas para a maioria das dúvidas ou preocupações repetitivas dos clientes.

Diminuição da exaustão dos agentes.
Com a implementação da inteligência artificial e melhorias visando o autoatendimento, os agentes podem ter mais disponibilidade de tempo para trabalhar em iniciativas estratégicas, em vez de atender constantemente a dúvidas repetitivas. Assim, reduz-se as chances de erro e se aumenta a motivação e a produtividade dos funcionários.

Aumento da satisfação dos atendimentos.
A satisfação dos clientes aumenta conforme recebem respostas confiáveis, precisas e rápidas aos seus questionamentos. Um chatbot com inteligência artificial bem programado e capaz de aprender com as interações oferecem uma comunicação sem obstáculos e humanizada. Isso se reflete em melhoria da experiência do consumidor e em pontuações do NPS mais altas.

Melhoria das vendas e da conversão.
Resoluções mais rápidas e precisas das dúvidas em tempo real, com atendimento disponível 24/7, aumentam as conversões via e-commerce ou pelo site.

Compartilhe este post: