Case

A Dexco, empresa brasileira presente no mercado há mais de 70 anos, é detentora das marcas Duratex e Durafloor (divisão Madeira), Deca e Hydra (divisão Deca) e Portinari, Castelatto e Ceusa (divisão Revestimentos). Em 2020, iniciou um processo de transformação digital, mudou a marca e também criou um novo foco de mercado.
Como principais motivações para o projeto, buscava otimizar processos de desenvolvimento e operações de software, melhorar comunicação entre TI e áreas de negócio e internalizar a cultura de design para colocar o usuário no centro, além de diminuir o turnover e ampliar o conhecimento dos sistemas.
A ilegra está somando nessa nova jornada digital, atuando na busca por novos processos para a otimização de desenvolvimento e operação de softwares. Com a implementação de novas tecnologias, está permitindo que a Dexco alavanque suas estratégias e foque exclusivamente em seu core business. Hoje já são mais de mil horas utilizadas dos times para deploy de aplicações nos ambientes Dexco. Mais de 80 projetos estão integrados à esteira DevOps, evitando ações manuais e garantindo os requisitos mínimos de segurança. Onze times utilizam e seguem os processos criados totalmente em conformidade com as diretrizes tecnológicas. Por fim, mais de 55 tecnologias, frameworks, componentes e linguagens são suportadas pelo projeto.
Desde o início da parceria, em meados de 2020, a empresa identificou uma redução de 33% nos custos com tecnologias para melhorar os processos. Essa economia impacta inclusive nos esforços de ESG, pois a empresa passou a desligar os ambientes de homologação, desenvolvimento etc fora dos horários comerciais, provocando uma redução nos gastos de energia. Além disso, o ganho em automação e eficiência foi notável. “Antes de iniciarmos o projeto, o processo para subir no ambiente e infraestrutura demorava, em média, até uma semana e meia. Hoje, fazemos em, no máximo, uma hora. Isso porque, a tecnologia aplicada possui uma automação que substitui todo o processo manual, como era anteriormente, em que tínhamos uma pessoa para cada ação específica”, explica Evandro.
“Precisávamos acelerar os nossos processos de automação, governança e inovação e a parceria com o time da ilegra tem sido fundamental.”