Escrito por Felipe Schütz,

7 minutos de leitura

Google Workspace: iniciando adaptações para a realidade pós-pandemia

As melhorias têm como foco aprimorar os recursos de colaboração já olhando pro pós-pandemia, como RSVP no Agendas; no Meet, Legendas e transmissão ao vivo.

Compartilhe este post:

Olá, sejam bem-vindes!

Nesta edição do ilegra Grow, vamos ver as mudanças mais relevantes que o Google fez em seus serviços no mês passado e que estarão disponíveis agora em agosto. As melhorias têm como foco aprimorar os recursos de colaboração, já olhando pro pós-pandemia, como RSVP no Agendas, Legendas e transmissão ao vivo, Google Assistente e atualização no Gmail.

Abaixo, está a seleção que fiz para você. Boa leitura!

 


 

Indique se você vai participar de forma virtual ou presencial no Google Agenda

Com as novas mudanças na maneira de trabalhar, seja totalmente Home Office, no escritório ou modelo híbrido, o Google está lançando uma nova opção de RSVP nos convites. Agora, podemos indicar se pretende participar de uma reunião de forma virtual ou presencial.

O organizador e os convidados verão como os outros convidados pretendem participar da reunião nos detalhes do evento. Assim os convidados sabem o que esperar e podem se preparar adequadamente.

Se você selecionar as novas opções de RSVP, os detalhes da forma de participação (por exemplo, “participação virtual”) não serão compartilhados com contatos em outras plataformas, como o Microsoft Outlook. Inicialmente as novas opções de RSVP estarão disponíveis no Google Agenda, mas elas serão lançadas no Gmail em breve. Fiquem acompanhando com a gente que enviamos quando esse recurso estiver disponível.

Acesse a Central de Ajuda para saber mais sobre como responder a convites para eventos.

 

Legendas e transmissões ao vivo entre domínios no Google Meet

O Google está aprimorando as transmissões ao vivo no Google Meet com dois novos recursos:

  • Transmissões ao vivo entre domínios podem ser assistidas por convidados na sua organização e em outro domínio confiável do Google Workspace.
  • Legendas nas transmissões ao vivo ajudam a tornar as reuniões mais acessíveis para usuários surdos ou com perda auditiva e também colaboram com outros usuários que preferem ler a ouvir o conteúdo da reunião.

Isso porque muitas empresas fazem reuniões importantes com um grupo grande de pessoas, como reuniões gerais ou treinamentos de novos funcionários. Com a transmissão ao vivo para o Google Meet, até 100.000 usuários (ou 10.000 em algumas edições) podem assistir a uma reunião na Web ou em dispositivos móveis.

Com as legendas, os usuários podem ler o que está sendo falado em uma transmissão ao vivo.

 

Disponível para os clientes do Google Workspace Enterprise Standard, Enterprise Plus.

 

Sugestão automática de chats em grupo do Google Chat baseados no Agenda

Com base nas suas reuniões no Google Agenda, o Google havia lançado a sugestão automática de chats individuais do Google Chat. Agora, também é possível receber sugestões de chats em grupo quando estiver em reunião com várias pessoas.

O objetivo é facilitar o compartilhamento de informações e arquivos e a comunicação nas reuniões do Agenda e no Chat.

Como nas sugestões de chats individuais, o atalho para a conversa sugerida está na parte superior da seção “Chat” no Google Chat e em “Chat no Gmail” nos dispositivos móveis e na Web. O chat poderá ser acessado 10 minutos antes da reunião individual e ficará disponível por esse mesmo tempo depois que ela terminar.

Clique para saber mais sobre como enviar uma mensagem de chat para uma pessoa ou um grupo.

 

Atualização da caixa de pesquisa do Gmail

O Google está fazendo duas atualizações na caixa de pesquisa do Gmail:

  • Novo ícone de pesquisa avançada: a aparência e o local do ícone para acessar as opções da pesquisa avançada. Quando clicar nesse ícone, você verá uma interface com os operadores de pesquisa avançada, que ajudam a encontrar e-mails específicos.
  • Atualização do texto exibido para os usuários do Gmail e do Chat: se você usar o Gmail e o Google Chat, agora o texto de dica exibido na caixa de pesquisa será “Pesquisar todas as conversas”. Se usar apenas o Gmail, o texto continuará sendo “Pesquisar e-mail”.

 

Não haverá mudança na funcionalidade. O Google está atualizando apenas a interface do usuário.

O Google está atualizando o ícone da pesquisa avançada no Gmail.

A pesquisa avançada ajuda você a usar os operadores de pesquisa avançada do Gmail.

 

Nova experiência do Contatos do Google exibe mais informações sobre seus colegas de trabalho e as partes interessadas

Seja agora vivendo os trabalhos remotos ou até no presencial, nem sempre conseguimos acompanhar ou saber quais são os novos colegas que entraram na firma. Pensando nisso, o Google está lançando uma nova experiência no Contatos do Google que nos ajudará a saber mais sobre os nossos colegas de trabalho.

No Contatos ou na barra lateral do Contatos, você poderá ver informações mais detalhadas sobre outras pessoas, como:

  • a cadeia de gerenciamento, o departamento e o cargo;
  • um histórico do relacionamento no Google Workspace, inclusive conversas por e-mail e reuniões.

 

Atualmente o trabalho está exigindo um nível mais alto de colaboração, conexão e interação. Para colaborar de forma eficiente, é útil ver mais informações sobre todos os contatos, saber o cargo, com quem as pessoas trabalham e o que é importante para elas. Na nova experiência do Contatos do Google, é fácil ver mais informações sobre seus colegas de trabalho e as partes interessadas, e isso facilita a colaboração e a concretização de ideias.

 

Melhorias na atualização programada do recurso “páginas conectadas” disponíveis para todos os usuários

No início deste ano, foram anunciados vários novos recursos que oferecem mais opções de uso, exibição e organização de dados do BigQuery em páginas conectadas.

O Google lançou várias melhorias na atualização programada:

  • Atualizações por hora
  • Datas de início específicas
  • Opções de frequência (como a cada cinco dias, a cada dois meses etc.)

 

O objetivo dessa melhoria é de que essas opções adicionais facilitem a atualização automática de dados com uma frequência específica e opções de programação mais granulares, o que oferece mais flexibilidade para trabalhar com dados.

Disponível para os clientes do Google Workspace Enterprise Standard, Enterprise Plus.

Leia mais sobre este conteúdo no blog.

 

Use o Google Assistente em mais dispositivos

Agora você pode usar o Google Assistente com smart displays e alto-falantes, como o Nest Hub Max. O acesso aos serviços do Google Workspace no Google Assistente está disponível para o público geral nos dispositivos pessoais dos usuários.

Para isso, os administradores precisam ativar a Pesquisa e o Assistente nesses dispositivos para os usuários terem acesso aos dados do Google Workspace no Assistente. Se os administradores permitirem dispositivos de casa, eles também poderão especificar se o Voice Match ou o Face Match são necessários para autenticação.

Para saber mais sobre as configurações necessárias, acesse o conteúdo no blog.

 

Upgrade do Hangouts para o Google Chat a partir de 16 de agosto, com opção de desativação

Como já informamos aqui, o Hangouts vai se tornar Google Chat. Se você não fizer nada, em 16 de agosto de 2021, começaremos o Google vai migrar os usuários com a configuração “Chat e Hangouts clássico” selecionada para “O Chat é preferencial“. Os usuários que tiverem selecionado “Somente o Chat”, “O Chat é preferencial”, “Somente o Hangouts clássico” ou “Ambos desativados” não serão migrados automaticamente.

Além disso, a configuração Chat e Hangouts clássico será removida de todos os usuários do seu domínio, a menos que você desative esse upgrade.

Se houver usuários afetados no seu domínio, você vai receber uma notificação por e-mail com mais informações e todas as providências que precisam ser tomadas.

Se você não desativar esse upgrade, o Google Chat substituirá o Hangouts clássico como o app de chat padrão para seus usuários afetados.

A partir do final de 2021, o Hangouts clássico será descontinuado e todos os usuários serão migrados para o Google Chat. Saiba mais sobre o cronograma de upgrade do Google Chat.

Para saber mais detalhes sobre o que precisa fazer para configurar, acesse o conteúdo no blog.

 

Selecione várias guias no Planilhas Google e realize ações básicas

Agora, você pode selecionar várias guias no Planilhas Google e realizar ações básicas nelas, como mover, excluir, duplicar, copiar, colorir ou ocultar. Use o novo recurso para agilizar seus fluxos de trabalho e ter mais autonomia no Planilhas Google.

Para selecionar múltiplas guias, pressione “Control” para seleccionar guias individualmente e “Shift” para selecionar guias contíguas.

 

Acesse a Central de Ajuda para saber como proteger, ocultar e editar planilhas.

 

Colabore e compartilhe arquivos do Apresentações facilmente com a visualização lado a lado no Google Chat

No Google Chat, agora você pode abrir e editar um arquivo do Apresentações em uma visualização lado a lado. Ao permitir que você e os colaboradores editem apresentações sem sair do Chat, esperamos que seja mais fácil colocar suas ideias em prática.

Os usuários do Chat podem abrir um arquivo do Apresentações clicando na miniatura no stream do Chat.

 

Para usar esse recurso, clique na imagem em miniatura da visualização do arquivo no stream do chat. Para abrir o arquivo no Apresentações Google, clique no link azul na conversa do chat. Acesse a Central de Ajuda para saber mais sobre como gerenciar seus arquivos nas salas do Gmail.

 


 

Esta foi nossa seleção dos recursos que a Google lançou no último mês. Esperamos que as notícias ajudem você e sua equipe a levar o melhor das ferramentas Google Workspace para toda a empresa durante sua jornada de transformação digital. É possível acompanhar estas e muitas outras novidades pelo blog oficial Google Workspace, clicando aqui.

Caso tenha interesse em treinamentos, serviços ou simplesmente queira conhecer mais sobre o que o Google Workspace pode fazer por você, entre em contato conosco.

Até a próxima!

Compartilhe este post: